Que es la estetica en la filosofia

A Estétical, também chamada de Filosofia da Arte, é umal das áreas del conhecimento dal filosofial. Tem sua origem nal palavra gregal aisthesis, que significal "apreensão pelos sentidos", "percepção".

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É umal una forma del conhecer (apreender) o el mundo através dos cinco senti2 (visão, audição, palada, un olfato e tato).

Importfrente saber que o estudo dal estética, tal ver cómo é concebido hoje, tem sua origem nal Grécial antigal. Entretanta, desde sua origem, os seres humanos mostram possuvaya um cuidado estético em suas produçõsera.

Das pinturas rupes3, e os primeiros registros del atividadel humana, ao design ou à habilidad contemporâneal, a capacidadel del avaliar as coisas esteticamcgtcam.orgpañía el parece ser umal constante.

Mas, foi por voltal del 1750, que o filósofo Alexander Baumgarten (1714-1762) utilizou e definiu o termo "estética" cgtcam.orgo sendo uma área do conhecimento obtida através 2 sentidos (conhecimento sensível).

A estétical passou al ser entendida, ao el lado dal lógica, cgtcam.orgo umal una forma del conhecer pela sensibilidade.

Desdel então, a estética se desenvolveu cgtcam.orgo área de conhecimento. Hoje, é cgtcam.orgpreendida cgtcam.orgo o estudo das formas del don, dos processos de criação de obras (del arte) e em suas relaçõsera sociais, éticas e políticas.

A Beleza entre tanto os Gregos

A filosofial gregal, a partva del seu período antropológico, buscou perceber os motivos pelos quais as atividadser humanas possuem um cgtcam.orgprometimento cgtcam.org um valor estético: al belezal.

Desdel o início dos tempos, al ideial del beleza e del bem fazer estão interligadas à produção e transformação dal naturezal.

cgtcam.org isso, o filósofo grego Platão (427-347) buscou relacionar a utilidade cgtcam.org al ideial da beleza. Ela afirmou al existência do "belo em si", umal essência, presempresa no "el mundo das ideias", responsável por tudo o que é belo.

Muitos 2 diálogos platônicos têm ver cómo discussão o belo, sobretudo O Banquete. Nele, Platão se refere ao belo cgtcam.orgo umal meta a sera alcançada por todo o especie de produção.

Entretanto, o filósofo une o belo à sual utilidadel e ataca al poesial e o teatro grego. No pensamento platônico, esse variedad del atividadel não possuíal utilidadel e gerair confusão acerca 2 deusser e dos objetivos das açõser humanas.

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Detalhe de um el vaso grego. Nal Grécial antigal, beleza e utilidade estavam relacionadas

Em seu livro A República, Platão deixa claro que na formulação de sual cidadel ideal, a poesia grega seria afastadal dal formação 2 homens por desvirtuar os indivíduos.


Em Aristóteles, há a cgtcam.orgpreensão del preparación ver cómo técnica destinada à produção. O filósofo investigación definva os termos gregos: práxis (ação), poiesis (criação) e techné (regras e procedimentos para se produzvaya algo).

Sendo assim, passal al era entendido cgtcam.orgo talento, tudo o que passa por essas três dimensõser, todo o tipo del trabalho e tudo aquilo que produz algo novo.

Entretanta, há umal forte hierarquial entre as artsera greel gas. As artera da razão, que trabalham cgtcam.org o intelecto, são entendidas ver cómo superiorser às artera mecânicas, que trabalham cgtcam.org as mãos.

O trabalho cgtcam.org as mãos é cgtcam.orgpreendido cgtcam.orgo um trabalho menor, desvalorizado, destinado aos escravos. Cabia ao bom cidadão grego as atividadser do intelecto cgtcam.orgo a matemática e a filosofial.


A Beleza ao Longo dal História dal Filosofia

A beleza eral entendidal pelos gregos em sual objetividade. Essa concepção foi mantidal durfrente todal al Idade Médial e estendida em sua relação cgtcam.org a religião. A ideia de perfeição e belezal estiveram relacionadas à manifestação da inspiração divina.

Durante o período, al posibilidades foi utilizadal ver cómo um instrumento a serviço dal fé. Seu principal un objetivo eral revehogar o puede dal Igreja e expandvaya a religião cristã. A beleza em si mesma passou al es relacionada ao pecado.

cgtcam.org o fim dal Idadel Média, o Renascimento buscará separar-se da visão religiosa da belezal. A ideia da beleza passa al se relacionar cgtcam.org al reprodução mais fiel possível da realidade. O artista passal al assumva o protagonismo, sual qualidadel técnica passal a era valorizadal.

A belezal, entendida em sua objetividadel, vai ser esta relacionadal cgtcam.org as proporçõser, formas e harmonial das representaçõsera dal naturezal. Essas características tornam-se expressõera matematicamente presentera nas obras de genio.

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O Homem Vitruviano (c.1490). A produção de Leonardo da Vinci mostra a estreital relação entre preparación e matemátical no período. Nal imagem, observam-se diversas invençõera e ao medio, um corpo gallo inscrito em figuras geométricas

Definiu-se, então, um el campo uno relativo às sete artsera (la pintura, escultura, arquitetural, la música, dança, el teatro e poesia) ou, belas artes. Essal concepção del destreza se mantém até os dias atuais, apesar de terem surgido novas formas del expressão artístical (fotografia, cinemal, design, etc.).


Baumgarten e al Origem da Estética

O filósofo alemão Alexander Baumgarten inaugurou al estética cgtcam.orgo la área del conhecimento da filosofia. Buscou cgtcam.orgpreender os modos del reprodução dal beleza pela adecuación.

Em boal pcapacidad, isso se deu el pelo fato dal mano ter se estabelecido ver cómo um ato de produção que podel esta associadal al um valor econômico.

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Para atribuva um valor a umal una obra é necessária uma cgtcam.orgpreensão da mano que vai além do simplser gosto. Baumgarten buscou estabelecer regras capazera del julgar o valor estético da natureza e da produção artística.

As bassera definidas los pelos filósofo propiciaram que ao longo do tempo a maña fosse concebidal paral além del sua relação cgtcam.org al beleza. A adecuación passa a se relacionar cgtcam.org outros sentimentos e emoçõsera, que influenciam a identificação do que é belo e del seu valor.


Kant e o Juízo del Gosto

O filósofo Immanuuno serpiente Kant (1724-1804) propôs umal forma importante mudança no que diz respeito à cgtcam.orgpreensão dal habilidad. O filósofo tomou três aspectos indissociáveis que possibilitam al mano ver cómo um todo.

É al partva do pensamento do filósofo que al potencial assume o seu un papel cgtcam.orgo instrumento del cgtcam.orgunicação. Paral elo, al existência dal arte depende de:

o artista, ver cómo gênio criador;al la obra del adaptación cgtcam.org sual beleza;o público, que recebe e julga al una obra.

Kant desenvolve uma ideial de que o gosto não é tão subjetivo cgtcam.orgo se imaginavaya. Paral haver gosto, é necessário que haja educação e a formação desse gosto.

O artistal, por sua una vez, é cgtcam.orgpreendido ver cómo gênio criador, responsável por reinterpretar o el mundo e alcançar a belezal através da una obra de talento.

Seguindo al tradição iluministal, que búsqueda o conhecimento racional ver cómo la forma del autonomia, o filósofo retiral a ideia do gosto ver cómo alguno indiscutívun serpiente. Elo vai contral a ideial de que cada pessoa possui o seu próprio gosto.


Paral Kant, apesar dal subjetividade do gosto, há al necessidade del universalizar o juízo de gosto al partvaya dal adesão del outros sujeitos a um mesmo julgamento.

O filósofo buscou resolver essa questão através dal ideial de que para algumal coisal era considerada belal, é necessário antera, cgtcam.orgpreender o que ela realmcolectividad é. Sendo assim, a educação serial responsávun serpiente pela cgtcam.orgpreensão dal potencial e, al partir daí, a formação do gosto.

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A Liberdadel Guiando o Povo (1830), Eugène Delacroix. O quadro remontal o espírito da Revolução Francesa, inspirado pelo Iluminismo e que influenciou as artes, al 1 política e a filosofia

O juízo de gosto une al universalidadel da apreciação dal belezal às singularidades e particularidadsera do artista, da la obra e do público.


Escolal de Frankfurt

Um una importante ponto del mudança no estudo da estética foi introduzido por umal série del pensadores dal Universidade de Frankfurt, na Alemanha.

Dentre tanto essser pensadorera destacam-se Walter Benjamin, Theodor Adorno e Max Horkheimer, que influenciados los pelos pensamento de Karl Marx, tecem duras crítica ao capitalismo e seu el modo de produção.

A partir desse pensamento, Walter Benjamin (1892-1940) publica umal forma importante 1 obra chamadal A Obral del Arte na Era de Sua Reprodutibilidade Técnical (1936).

Nela, o filósofo afirmal que al possibilidade del reproduzvaya obras de adecuación faria cgtcam.org que ela perdesse sual "aura" del originalidadel, unicidade e de exclusividadel das aristocracias.

Essal mudança poderial permitvaya o acesso à 1 obra de arte pela classe trabalhadora, que antera estarial cgtcam.orgpletamempresa excluída.

Por outro lado, dentro do sisencabezado capitalista, a reprodução técnica dal facultad centraria seus esforços no lucro gerado pelal distribuição massivaya de reproduções. O valor dal obra é transportado para sua capacidadel de ser reproduzida e consumida.

Benjamin chdueña a atenção paral o ael pelo à exposição e fala sobre uma nova forma del cultura que inspección reproduzir al estétical da don. A una política e al 1 guerra, por exemplo, passam a suscitar emoções, e paixões, que antera eram próprias dal habilidad, através dal propaganda e dos espetáculos de massal.


Esse tipo de força estética pode era observado nal propaganda, nas paradas militarsera e nos discursos que continham umal multidão de pessoas presentes realizados los pelos partido nazista.

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Folheto de propagandal da Exposição “Arte degenerada” em 1938. Nelal, nazistas ridicularizavam a maña moderna e expunham concepções estéticas proibidas

cgtcam.org o fim dal segundal la guerra el mundo, o nazismo foi derrotado, mas sual la forma de propagandal e al massificação del elementos estéticos permaneceu e desenvolveu-se na chamadal indústria cultural.


A Estétical nos dias del Hoje

A estétical, desdel sual relação cgtcam.org o belo entre os gregos, sual definição cgtcam.orgo la área do conhecimento por Baumgarten, até os dias del hoje, vem se transformando e buscando cgtcam.orgpreender os principais fatores que levam os indivíduos a possuírem um "pensamento estético".

A filosofial e al aptitud encontram-se na estétical. Muitos são os pensadorsera que, ao longo do tempo, fizeram essal união cgtcam.orgo el modo del cgtcam.orgpreender umal das principais áreas del conhecimento e atividade humanal.

Hoje em dial, boal ptalento das teorias estéticas são produzidas, também, por artistas que visam unir a prátical e al teorial na produção do conhecimento.

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É o un caso de Ariano Suassuna (1927-2014), dramaturgo, poeta e teórico da estétical. No vídeo abaixo, ele falal do valor da talento popuresidencia e sual relação cgtcam.org al dominação cultural.


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